ESTE É O SUPERMAN...
Um dos primeiros quadrinhos
escritos pela DC Comics, Superman surgiu para nossa alegria em 1938. Carregando
consigo o seu S, o homem de aço passou a defender o mundo com seu uniforme
azul, sua cueca em cima das calças e sua capa vermelha sempre acompanhado da
melhor frase de todas: “é um pássaro, um avião? Não, é o superman”. Vindo de um
planeta distante e extinto, enviado por seus pais ainda bebê para nosso planeta, o alienígena
preferido por todos (ou quase) foi criado no interior com os amorosos Jonathan e Martha Kent que lhe
ensinaram como sobreviver e lidar com seus poderes. O caipirão alienígena Clark
Kent/Kal El se muda para uma cidade maior: Metrópolis, se envolve com o canal de notícia local o jornal Daily Planet. Um símbolo de esperança para a humanidade, um
salvador. Um resumo breve é necessário para as ideias que cozinham me minha
mente, acompanhe comigo:
- o ano de lançamento: 1938 é a
saída da Grande Depressão americana. Vamos recordar? Para quem não lembra o ano de 1929 os EUA viu a coisa mais assustadora que poderia acontecer: um país com
regime liberal viu a Bolsa de Valores zerar e as pessoas chegarem tarde demais na hora de
resgatar seus títulos e consequentemente abrirem completa e total falência, graças a uma falta de visão de mercado. Para quem
não sabe ou dormiu na aula de economia (acontece!!!) No regime liberal a
economia se auto- regula (cria suas próprias leis que basicamente se resumem a
oferta e demanda), sem interferência do Estado (governo). As empresas controlam
seus destinos, podem investir em mercados, se arriscar e vender parcelas de
suas empresas para investidores que esperam que estes investimentos se
multipliquem com os lucros da empresa. Lá (nos EUA) as pessoas fazem suas próprias
aposentadorias: elas investem seu dinheiro em empresas e recebem títulos que
permitem ter acesso aos lucros proporcionais aos seus investimentos, o governo
não tem nada com os planos de aposentadoria, cada pessoa faz o seu. Basicamente
a Crush da Bolsa (outro termo para A Crise de 29) afetou todas as camadas da
sociedade americana, desde os ricos até os trabalhadores. Existiam estoques e
mais estoques de produtos parados por falta de demanda (os EUA produzia em
ritmo acelerado desde o fim da segunda guerra) enquanto a Europa já restabelecida
criava uma oferta para si mesma. Concorrência e super produção foram os erros
que custaram caro aos EUA. As ações das empresas começaram a despencar
desenfreadamente e quem chegou primeiro conseguiu resgatou seus títulos e saíram menos
prejudicados. Quem chegou depois, bom... o papel tinha mais valor que os seus
títulos. E assim começa a Grande Depressão americana: pessoas das mais variadas classes
disputavam lugar na fila de sopa que antes eram destinada a pessoas
desabrigadas e as filas? Elas dobravam quarteirões. Desemprego por toda parte!
Se em 1938 a economia estava se
recuperando novamente, o clima que envolvia os Estados Unidos da América era a
Esperança, a única coisa que os americanos poderiam se agarrar. A mensagem
estava em todo lugar e não seria diferente para os quadrinhos: Superman foi
criado para ser o detentor da esperança, ele luta bravamente pela população, um
herói do povo para o povo. E olha só: quais são as cores que estão presentes em
seu uniforme? Não repararam que são as cores da bandeira americana com o amarelo
significando que alcançarão seu lugar como a nação de ouro? Pois é, Superman
simboliza a nação americana que luta e vence, que não perde a esperança. É o
herói que retrata a nação, por isso o símbolo de esperança é o que ressalta em
seus anos e anos de carreira nos quadrinhos.
- Passados alguns anos da Grande
Depressão, Superman não seria só o detentor da esperança como se tornou o
salvador do mundo. A imagem de bom moço se ressalta, sua integridade e a
personificação do caráter de um bom cidadão americano, quase um Jesus americano
era a face que assumiu especialmente no pós segunda guerra. Para quem não
conhece os ideais americanos: os responsáveis pelo progresso, os organizadores
da conferência pan-americana da “América para os americanos”, os representantes
do capitalismo contemporâneo, os cidadãos ideais do mundo, os donos do
capitalismo de ouro, os redentores da humanidade... é o que é o Superman se não
isso? Salvando não só Metropólis mais o mundo das forças que os ameaçam?
Poderia falar aqui sobre seus vilões, mas vou tirar um tempo para falar com
mais propriedade em uma outra oportunidade. A Transformação de SUPERMAN vem com
um longo período chamado Guerra Fria e os quadrinhos eram um instrumento/canal
de influência americana (parabéns EUA, vocês me ganharam ai) e o simpático,
carismático e amigo de todos Superman – o ideal americano em sua essência. -
entra na jogada como ótima propaganda e sendo consumido pelo mundo.
ÊXODO RURAL:
sim meus amigos, o Clark Kent
cresceu em uma fazenda e além de enfrentar os problemas de ser um alienígena
ele tem outro obstáculo: ele é um caipira inocente.
A EDUCAÇÃO TRADICIONAL
Sua nave não caiu em uma grande
cidade, mas nos arredores de Smallville/Pequenópolis próximo a fazenda da
família Kent, uma família tradicional e sem filhos. Pensem neste clima: um alienígena
órfão, um casal que quer muitos filhos – é a mistura perfeita para fazer com
que SUPERMAN seja quem é. A dificuldade é superada pelo amor que o casal
desenvolveu pelo filho adotado e devolvido em forma de um filho amoroso e tradicionalmente
correto, no mais cristão da palavra. É fato confirmado que as comunidades de
interior tendem a ser mais apego religioso e moral. Clark Kent faz de tudo para
honrar os pais e o bom nome que recebeu deles. A moralidade é algo muito
evidente na figura do SUPERMAN e vem exatamente pela sua criaçã tradicional e
rural que não se corrompe quando ele vira jornalista e trabalha na grande
cidade de Metrópolis.
Sua criação foi o fio condutor
para os ideias que carrega no símbolo que se tornou o SUPERMAN e que fica mais
evidente ao comparar a outros heróis do mesmo porte da DC, como por exemplo o
BATMAN: Bruce não teve as figuras paternas ao seu lado e foi criado em uma
cidade aonde teve contato direto com a violência de Gotham e isso fez dele um
herói amargo, por vezes violento (vide cavaleiro das trevas, por exemplo) e com
condutas de moral contestável. Já SUPERMAN poucas vezes perdeu seu temperamento
para ficar violento e (como foi a crítica de muitos ao homem de aço,) ele não
mata ninguém. Mesmo podendo ser um deus na terra graças a seus poderes SUPERMAN
continua vivendo de forma trabalhadora e honesta, é humilde da parte dele isso.
Vive para seu trabalho e para salvar os outros. Nunca revelou seu segredo para
muita gente, sempre se manteve integro.
A CIDADE DE METRÓPOLIS
A DC nem faz questão de esconder
que Clark saiu da pequena cidade para a grande Metrópole e que a vida em
Metrópolis era intensa e representada, em grande parte, pela pressa e correria
no Daily Planet/ Planeta Diário aonde ironicamente tem em seu quadro de
funcionários o SUPERMAN, mas sua presença passa batida porque a pressa é
tamanha que nenhum de seus colegas param para reparar em sua real fisionomia e
ele se transforma “ no cara de óculos atrapalhado da empresa”. (vai dizer que
nunca te incomodou isso na história dele). Na cidade falta tempo para parar e
olhar, tudo acontece depressa demais SUPERMAN não precisa se esconder do grande
público, só precisou achar para si características que apagassem sua presença e
tornassem seu rosto como de um ilustre desconhecido; afinal todo mundo sabe
quem é Clark Kent, mas ninguém sabe sua ligação com o SUPERMAN. Os óculos fazem
sua fisionomia ser associado a ele, especialmente porque suas armações são
grossas e escuras – logo ele é o cara de óculos. Mas ainda se isso não fosse
suficiente, ele achou para si mesmo uma característica que apagasse qualquer
traço que chamasse atenção a seu físico: ser atrapalhado. Creia-me pessoas atrapalhadas
ficam conhecidas por serem atrapalhadas e ninguém repara de verdade em você.
Eles vão te evitar ao máximo... Clark Kent é o nerdão atrapalhado que trabalha
com parceiro da ilustre Lois Lane, a mulher que chegou ao topo da carreira e
isso ofusca ainda mais a imagem dele. Ele é super competente, mas divide as
manchetes com Lois e o rosto dela aparece e não o seu – para ele uma vantagem
muito grande.
DUALIDADE COM LEX LUTHOR
Sim, os heróis da DC na sua maioria
têm uma dualidade evidente com seus vilões. SUPERMAN tem o seu pária oposto na figura
de um magnata chamado Lex Luthor, como todo mundo sabe. Tudo nele é uma
oposição a Clark Kent. Sua criação em uma família extremamente rica e coorporativa
internacional, sua educação em internatos para socialites, sua visão
empreendedora, a necessidade de aparecer (a ponto de se candidatar à presidência)
Em todos os aspectos Lex é um
filho da cidade grande: a necessidade da fama a todo custo, o medo de ser mais
um na multidão, empresário inescrupuloso, o defensor do anarco-capitalismo
(capitalismo selvagem), o megalomaníaco excêntrico, o obcecado pela própria imagem.
A imagem de Lex é a distorção do que o excesso de poder pode fazer a uma
pessoa, os males inevitáveis de ser criado em uma cidade grande e de ter todas
as oportunidades infinitas... A crítica maior é a Ambição, tinha de tudo menos
o controle sobre um certo Superman. O interessante é ver que Clark conquista as
coisas sem ambições apesar de ter o poder para poder fazê-lo, mas não o faz; A
visão de Lex é de uma moral contestável já que leva apenas em consideração os próprios
interesses o posto do Superman que tem é moralmente correto. Lex é o filho da cidade
liberal que se corrompe, Clark é o filho do campo conservador que se mantem. (vou
encerrar por aqui, mas a discussão poderia ser muito maior – talvez em uma nova
oportunidade 😉 )
Claro que poderíamos discutir
muito mais sobre o Superman... Deixe seu comentário sobre novos assuntos que
envolva o Homem dde aço!
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