segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Superman: o Herói pós crise 1929

ESTE É O SUPERMAN...

Um dos primeiros quadrinhos escritos pela DC Comics, Superman surgiu para nossa alegria em 1938. Carregando consigo o seu S, o homem de aço passou a defender o mundo com seu uniforme azul, sua cueca em cima das calças e sua capa vermelha sempre acompanhado da melhor frase de todas: “é um pássaro, um avião? Não, é o superman”. Vindo de um planeta distante e extinto, enviado por seus pais ainda bebê para nosso planeta, o alienígena preferido por todos (ou quase) foi criado no interior com os amorosos Jonathan e Martha Kent que lhe ensinaram como sobreviver e lidar com seus poderes. O caipirão alienígena Clark Kent/Kal El se muda para uma cidade maior: Metrópolis, se envolve com o canal de notícia local o jornal Daily Planet. Um símbolo de esperança para a humanidade, um salvador. Um resumo breve é necessário para as ideias que cozinham me minha mente, acompanhe comigo:

- o ano de lançamento: 1938 é a saída da Grande Depressão americana. Vamos recordar? Para quem não lembra o ano de 1929 os EUA viu a coisa mais assustadora que poderia acontecer: um país com regime liberal viu a Bolsa de Valores zerar e as pessoas chegarem tarde demais na hora de resgatar seus títulos e consequentemente abrirem completa e total falência, graças a uma falta de visão de mercado. Para quem não sabe ou dormiu na aula de economia (acontece!!!) No regime liberal a economia se auto- regula (cria suas próprias leis que basicamente se resumem a oferta e demanda), sem interferência do Estado (governo). As empresas controlam seus destinos, podem investir em mercados, se arriscar e vender parcelas de suas empresas para investidores que esperam que estes investimentos se multipliquem com os lucros da empresa. Lá (nos EUA) as pessoas fazem suas próprias aposentadorias: elas investem seu dinheiro em empresas e recebem títulos que permitem ter acesso aos lucros proporcionais aos seus investimentos, o governo não tem nada com os planos de aposentadoria, cada pessoa faz o seu. Basicamente a Crush da Bolsa (outro termo para A Crise de 29) afetou todas as camadas da sociedade americana, desde os ricos até os trabalhadores. Existiam estoques e mais estoques de produtos parados por falta de demanda (os EUA produzia em ritmo acelerado desde o fim da segunda guerra) enquanto a Europa já restabelecida criava uma oferta para si mesma. Concorrência e super produção foram os erros que custaram caro aos EUA. As ações das empresas começaram a despencar desenfreadamente e quem chegou primeiro conseguiu resgatou seus títulos e saíram menos prejudicados. Quem chegou depois, bom... o papel tinha mais valor que os seus títulos. E assim começa a Grande Depressão americana: pessoas das mais variadas classes disputavam lugar na fila de sopa que antes eram destinada a pessoas desabrigadas e as filas? Elas dobravam quarteirões. Desemprego por toda parte!
Se em 1938 a economia estava se recuperando novamente, o clima que envolvia os Estados Unidos da América era a Esperança, a única coisa que os americanos poderiam se agarrar. A mensagem estava em todo lugar e não seria diferente para os quadrinhos: Superman foi criado para ser o detentor da esperança, ele luta bravamente pela população, um herói do povo para o povo. E olha só: quais são as cores que estão presentes em seu uniforme? Não repararam que são as cores da bandeira americana com o amarelo significando que alcançarão seu lugar como a nação de ouro? Pois é, Superman simboliza a nação americana que luta e vence, que não perde a esperança. É o herói que retrata a nação, por isso o símbolo de esperança é o que ressalta em seus anos e anos de carreira nos quadrinhos.

- Passados alguns anos da Grande Depressão, Superman não seria só o detentor da esperança como se tornou o salvador do mundo. A imagem de bom moço se ressalta, sua integridade e a personificação do caráter de um bom cidadão americano, quase um Jesus americano era a face que assumiu especialmente no pós segunda guerra. Para quem não conhece os ideais americanos: os responsáveis pelo progresso, os organizadores da conferência pan-americana da “América para os americanos”, os representantes do capitalismo contemporâneo, os cidadãos ideais do mundo, os donos do capitalismo de ouro, os redentores da humanidade... é o que é o Superman se não isso? Salvando não só Metropólis mais o mundo das forças que os ameaçam? Poderia falar aqui sobre seus vilões, mas vou tirar um tempo para falar com mais propriedade em uma outra oportunidade. A Transformação de SUPERMAN vem com um longo período chamado Guerra Fria e os quadrinhos eram um instrumento/canal de influência americana (parabéns EUA, vocês me ganharam ai) e o simpático, carismático e amigo de todos Superman – o ideal americano em sua essência. - entra na jogada como ótima propaganda e sendo consumido pelo mundo.


ÊXODO RURAL:

sim meus amigos, o Clark Kent cresceu em uma fazenda e além de enfrentar os problemas de ser um alienígena ele tem outro obstáculo: ele é um caipira inocente.

A EDUCAÇÃO TRADICIONAL

Sua nave não caiu em uma grande cidade, mas nos arredores de Smallville/Pequenópolis próximo a fazenda da família Kent, uma família tradicional e sem filhos. Pensem neste clima: um alienígena órfão, um casal que quer muitos filhos – é a mistura perfeita para fazer com que SUPERMAN seja quem é. A dificuldade é superada pelo amor que o casal desenvolveu pelo filho adotado e devolvido em forma de um filho amoroso e tradicionalmente correto, no mais cristão da palavra. É fato confirmado que as comunidades de interior tendem a ser mais apego religioso e moral. Clark Kent faz de tudo para honrar os pais e o bom nome que recebeu deles. A moralidade é algo muito evidente na figura do SUPERMAN e vem exatamente pela sua criaçã tradicional e rural que não se corrompe quando ele vira jornalista e trabalha na grande cidade de Metrópolis.
Sua criação foi o fio condutor para os ideias que carrega no símbolo que se tornou o SUPERMAN e que fica mais evidente ao comparar a outros heróis do mesmo porte da DC, como por exemplo o BATMAN: Bruce não teve as figuras paternas ao seu lado e foi criado em uma cidade aonde teve contato direto com a violência de Gotham e isso fez dele um herói amargo, por vezes violento (vide cavaleiro das trevas, por exemplo) e com condutas de moral contestável. Já SUPERMAN poucas vezes perdeu seu temperamento para ficar violento e (como foi a crítica de muitos ao homem de aço,) ele não mata ninguém. Mesmo podendo ser um deus na terra graças a seus poderes SUPERMAN continua vivendo de forma trabalhadora e honesta, é humilde da parte dele isso. Vive para seu trabalho e para salvar os outros. Nunca revelou seu segredo para muita gente, sempre se manteve integro.

A CIDADE DE METRÓPOLIS

A DC nem faz questão de esconder que Clark saiu da pequena cidade para a grande Metrópole e que a vida em Metrópolis era intensa e representada, em grande parte, pela pressa e correria no Daily Planet/ Planeta Diário aonde ironicamente tem em seu quadro de funcionários o SUPERMAN, mas sua presença passa batida porque a pressa é tamanha que nenhum de seus colegas param para reparar em sua real fisionomia e ele se transforma “ no cara de óculos atrapalhado da empresa”. (vai dizer que nunca te incomodou isso na história dele). Na cidade falta tempo para parar e olhar, tudo acontece depressa demais SUPERMAN não precisa se esconder do grande público, só precisou achar para si características que apagassem sua presença e tornassem seu rosto como de um ilustre desconhecido; afinal todo mundo sabe quem é Clark Kent, mas ninguém sabe sua ligação com o SUPERMAN. Os óculos fazem sua fisionomia ser associado a ele, especialmente porque suas armações são grossas e escuras – logo ele é o cara de óculos. Mas ainda se isso não fosse suficiente, ele achou para si mesmo uma característica que apagasse qualquer traço que chamasse atenção a seu físico: ser atrapalhado. Creia-me pessoas atrapalhadas ficam conhecidas por serem atrapalhadas e ninguém repara de verdade em você. Eles vão te evitar ao máximo... Clark Kent é o nerdão atrapalhado que trabalha com parceiro da ilustre Lois Lane, a mulher que chegou ao topo da carreira e isso ofusca ainda mais a imagem dele. Ele é super competente, mas divide as manchetes com Lois e o rosto dela aparece e não o seu – para ele uma vantagem muito grande.

DUALIDADE COM LEX LUTHOR

Sim, os heróis da DC na sua maioria têm uma dualidade evidente com seus vilões. SUPERMAN tem o seu pária oposto na figura de um magnata chamado Lex Luthor, como todo mundo sabe. Tudo nele é uma oposição a Clark Kent. Sua criação em uma família extremamente rica e coorporativa internacional, sua educação em internatos para socialites, sua visão empreendedora, a necessidade de aparecer (a ponto de se candidatar à presidência)
Em todos os aspectos Lex é um filho da cidade grande: a necessidade da fama a todo custo, o medo de ser mais um na multidão, empresário inescrupuloso, o defensor do anarco-capitalismo (capitalismo selvagem), o megalomaníaco excêntrico, o obcecado pela própria imagem. A imagem de Lex é a distorção do que o excesso de poder pode fazer a uma pessoa, os males inevitáveis de ser criado em uma cidade grande e de ter todas as oportunidades infinitas... A crítica maior é a Ambição, tinha de tudo menos o controle sobre um certo Superman. O interessante é ver que Clark conquista as coisas sem ambições apesar de ter o poder para poder fazê-lo, mas não o faz; A visão de Lex é de uma moral contestável já que leva apenas em consideração os próprios interesses o posto do Superman que tem é moralmente correto. Lex é o filho da cidade liberal que se corrompe, Clark é o filho do campo conservador que se mantem. (vou encerrar por aqui, mas a discussão poderia ser muito maior – talvez em uma nova oportunidade 😉 )

Claro que poderíamos discutir muito mais sobre o Superman... Deixe seu comentário sobre novos assuntos que envolva o Homem dde aço! 

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