domingo, 19 de fevereiro de 2017

E funciona... : O caso Kamala Khan e o Islã

Antes de tudo devo explicar o que "E funciona..." significa para este blog. Como eu me propus desde o começo foi, além de minha inquietude natural para me expressar aqui na rede, que eu estaria disposta a mostrar coisas que funcionaram em minhas aulas... Inserir Cultura Pop é um desafio bem grande, mas pode e deve ser usada. Espero que sirva de ajuda para alguém;

O Caso Kamala Khan:


Posso dizer que Kamala foi uma aposta da Marvel que pode se considerar arriscada ( e que bom que deu certo). A mais jovem Miss Marvel, substituindo Carol Danvers que agora usa o manto de Capitã Marvel, é bem polêmica no seu conceito: não por ser inumana, não pelos seus poderes de regeneração e elasticidade, por ser a protegida de um cão gigante (também inumado ) chamado Dentinho ou mesmo por ser uma fã de super heróis que acabou virando uma deles. Não, Kamala levanta polêmica por ser uma garota americana-paquistanesa e muçulmana. Sim, ela é muçulmana! Isso foi extremamente ousado em uma época em que os Estados Unidos é anti-islâmico e engajado na luta contra os defensores de Maomé. Mas Kamala Khan está aí graças a iniciativa de uma de suas criadoras Sana Amanat que levou este projeto adiante mesmo em um mundo aonde a intolerância às vezes habita.

Mas não estou aqui para somente elogiar ousadias, estou aqui para usar como um recurso em sala de aula.

Não sei vocês, mas quando preciso falar de Islã sempre é muito difícil. Primeiro que vivemos em uma cultura em que a generalização é sempre presente e difundida. Se a mídia fala que os muçulmanos são terroristas, a verdade que habita em meus alunos é: Muçulmano é terrorista e pronto! Isso na cabeça deles resume o que eles precisam saber sobre esta outra religião e se sentem satisfeitos com isso. Sempre existe uma resistência preconceituosa quando eu começo a introduzir este assunto. De uma certa forma vivemos num mundo ocidental que nem faz questão de entender esta religião que hoje é a segunda maior do mundo, para nós basta a generalização.

Mas... sou professora e generalização não é uma prática de deve existir entre os professores: vamos atrás de materiais, procuramos contextualizar e desmistificar estes conceitos pré existentes em nossos alunos. Aí que Kamala é um recurso perfeito para isso: ela é muçulmana e super-heroína!
Vamos lá:

Eu tenho a revista encadernada "Questões Mil" e segundo minhas pesquisas ela está atualmente em promoção: você vai desembolsar entre 18 a 27 reais caso queira adquirir .



Eu levei para a sala e mostrei aos alunos minha revista, o efeito de mostrar a a eles é sempre positivo... graças ao sucesso dos heróis da Marvel no cinema, eles já se identificam muito com os heróis apesar do pouco contato com as Histórias em Quadrinhos em si, as HQ's são um máximo para eles, por mais que não leiam. Pergunto a eles se já viram algo sobre a Miss Marvel... a resposta normalmente é que nunca ouviram falar, mas que acharam legal e querem ver: Digo a eles que ela é uma adolescente que ganhou super poderes e que ela é diferente de todos os outros heróis. Ela é muçulmana... E assim posso dizer ao meus alunos que nem todo muçulmano é terrorista e mostro para eles várias partes que Kamala mostra sua fé.

Funcionou? Sim, coloquei em slides alguns trechos que mostra ela na mesquita para ilustrar e deixei os alunos folharem por algumas aulas a revista, pois eles necessitam deste contato.

A ideia aqui é apresentar ela como heroína primeiro e aguçar a curiosidade dos alunos, depois introduzir a religiosidade da personagem e a ousadia de sua criadora.., inclusive debater sobre o anti-islamismo que existe nos Estados Unidos e no mundo ocidental... Seja criativo!

Outra dica: existe um episódio em uma série chamada BONES (está disponível na Netflix) em que tem um discurso muito bonito para ser passado em sala de aula sobre um muçulmano sobre o 11 de setembro: não foi sua religião que matou aquela gente e sim o ódio.
O nome do episódio é Um Patriota no Purgatório (08x06) vale a pena passar para os alunos e iniciar uma discussão sobre o assunto

E funciona... usar Kamala Khan em sala de aula, dê uma chance para esta heroína quebrar preconceitos e paradigmas, eles vão gostar muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário