domingo, 30 de abril de 2017

Localizando o filme: Noiva Cadáver

Precisava dedicar um post ao Noiva Cadáver. Eu não necessariamente o uso em sala de aula, mas eu com frequência cito como um recurso extra. A menção deste título pode parecer surpresa para você, mas ele é um dos filmes que por trás de sua excentricidade pode se tornar um recurso para ilustrar, ou até mesmo se discutir em sala de aula.

Localizando historicamente:

Para localizar historicamente, mesmo sem ler a sinopse da animação, você precisa prestar atenção a alguns elementos visuais e da narrativa. O principal elemento visual, na minha opinião, que nos ajuda na localização é o figurino:
 

 
A moda é um reflexo da sua época e nos dá uma noção inclusive geográfica, is a vestimenta é parte também de uma cultura. Observando os vestidos de espartilhos e os ternos fraques e cartolas podemos localizar a animação no século XIX, também conhecido como Belle Époque.




Muito além do visual (voltaremos a ele mais tarde), com toda certeza a narrativa nos força muito mais a pensar no período que o filme está inserido: os filme fala da aristocracia falida procura casar sua filha (a jovem reclusa Victória) de um modo que possa suprir a ausência de riquezas e ao mesmo tempo temos um rapaz (o amedrontado pianista Victor) de pais comerciantes (Vendedores de peixe) com um candidato ao casamento arranjado. 


Por outro lado, a rebelde Noiva Cadáver tomou a decisão de casar por amor. Fugiu com jóias da família e foi aos braços do amado. 


A ascensão da classe burguesa é evidente neste contexto, o filme mostra qe a procura por títulos nobres através de casamentos arranjados entre a nobreza falida era vantajoso para os pais tanto nobres por causa do dote oferecido pelos pais do noivo quanto para os burgueses que poderiam entrar para o circulo social nobre. No período iluminista a forma de ascendi socialmente era a compra de títulos de nobreza pelo casamento, perfeitamente ilustrado no filme. O casamento era uma conveniência.

Filme localizado: período da Ascensão Burguesa, no século XIX. Período Iluminista e Belle Époque.

Breve discussões sobre o filme! Aguardem!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário